sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Lidocaína tópica aplicada à Máscara Laríngea reduz as complicações peri operatórias da via aérea.



Para a inserção da Máscara Laríngea ela deve estar bem lubrificada.
Alguns usam o K-Y outros a lidocaína geléia.
O Dr. Brain, inventor da primeira ML, já dizia a máscara tem que ser bem lubrificada e sempre insistiu nisso.
Esse artigo demonstra que o uso de lidocaína tópica em forma de geléia para lubrificar a máscara laríngea reduziu o risco de complicações peri operatórias em crianças, tais como espasmo de glote, estridor e tosse.
O interessante é que isso ocorre mesmo na presença de infecções da via aérea superior.
Como se sabe as crianças sofrem mais ou menos seis infecções ou inflamações do trato respiratório superior por ano e mais de 70% dos pacientes chegam para cirurgias eletivas nesse estado.
No estudo foi um usado gel claro (3 ml/kg sem lidocaína) versus lidocaína tópica (0,3 ml/kg de licocaína gel 2%) na máscara laríngea.
A anestesia foi padronizada para todos os procedimentos.
O estudo foi randomizado e o anestesistas, que conduzia a anestesia, estava cegado para o tipo de gel usado (a ML era preparada por outro anestesista).
Resultados:
No grupo com infecção de via aérea alta, não houve diferença entre os grupos na duração de permanência na Sala de Recuperação, na taxa de complicações no intra e pós operatório. Contudo a tosse foi menor no grupo da lidocaína. Considerando o aspecto global da incidência de complicações o grupo da lidocaína foi o que teve menor incidência com 35% se comparados com 94% do grupo placebo.
No grupo sem infecção na via aérea alta as complicações forma menos freqüentes e não houve diferença estatística entre os dois grupos.
Resumo:
Este estudo mostrou que o uso de lidocaína gel para lubrificar a ML leva a uma redução significativa dos efeitos respiratórios adversos em pacientes pediátricos com ou sem história recente de infecção de via aérea.
Assim:
Lambuzar bem a ML com lidocaína gel!
Em especial a superfície que fica em contato com a mucosa da hipofaringe!
Referência:
Schebasta K, Guloglu E, Chiari A et al - Topical lidocaine reduces the risk of peri-operative airway complications in children with upper respiratory tract infections - Can J Anesth 2010; 57(8):745-50.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário